Operação Contraface: Receita Federal e Polícia Federal desarticulam rede internacional de tráfico de drogas e armas
17/06/2024 Paraná
Empresários do Paraná são alvos de megaoperação que revela esquema sofisticado de lavagem de dinheiro e transporte clandestino

Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidadeanuncie no Guia São Miguel


Na manhã desta segunda-feira, 17 de junho, uma operação conjunta da Receita Federal e Polícia Federal, intitulada Contraface, resultou na desarticulação de uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de entorpecentes e armas de fogo.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DA COMUNIDADE DO GUIA SÃO MIGUEL NO WHATSAPP

Segundo informado em nota pela Receita Federal, liderada por empresários de Cascavel e Toledo, a Orcrim utilizava caminhões com compartimentos ocultos para transportar grandes quantidades de maconha e armamentos do Paraguai para diversos estados brasileiros.

As investigações revelaram que o grupo criminoso adotava várias estratégias para ocultar suas atividades ilícitas e lavar o dinheiro obtido de forma ilícita.

Ainda, segundo a nota da Receita Federal, entre os métodos utilizados estavam a criação de empresas fictícias para serem as proprietárias dos veículos, simulação de vendas dos caminhões para os motoristas contratados e abertura de contas bancárias em nome de terceiros para movimentar os recursos provenientes do crime.


Desde o início das investigações, foram apreendidas aproximadamente 26 toneladas de maconha e 8 pistolas, além de ser identificado um montante de R$ 14 milhões movimentados de maneira criminosa entre 2021 e o presente ano.


A operação resultou na emissão de 9 mandados de prisão preventiva, 13 mandados de busca e 22 mandados de sequestro de bens e valores nas cidades de Cascavel, Toledo, Medianeira (PR), Erechim (RS) e Florianópolis (SC).

Todas as medidas foram autorizadas pela 4ª Vara Criminal Federal de Cascavel, evidenciando a abrangência e a complexidade do esquema criminoso desmantelado pelas autoridades.

Redação Guia São Miguel.

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS