Dois dias antes de obra desabar no centro de Foz a empresa recebeu aviso de risco
06/05/2021 Foz do Iguaçu

Dois dias antes do desabamento que matou os engenheiros Alisson Ernane Gomes, de 27 anos, e Luciano Henrique Alves Kleinschmitt, de 43 anos, em uma obra no centro de Foz, a empresa responsável pela concretagem foi avisada do risco. A nota técnica informando o risco foi emitida no dia 20 de abril. A obra desabou durante concretagem no dia 22 de abril.

De acordo com a nota, assinada pela empresa COA SERVIÇOS DE ENGENHARIA LTDA, credenciada pelo CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná), foi detectada “presença de manifestações patológicas identificadas nos consoles da estrutura de concreto pré-moldado”. Em fotos anexadas ao documento é possível visualizar rachaduras nas vigas pré-moldadas que dariam sustentação ao concreto.

Até o momento não há confirmação se a causa do desabamento foi o motivo apresentado pela nota ou se outro fator foi determinante para o acidente.

Leia a nota na íntegra:

A COA SERVIÇOS DE ENGENHARIA LTDA, empresa responsável pela fiscalização da obra localizada na Rua Javaé, Nº 1283, Jardim Renato Festugato, executada pela empresa LUCIANO H. ALVES KLEINSCHMITT LTDA (CONSTRUTORA KLEINSCHMITT) para a empresa PIMENTEL MORTEAN & CIA LTDA ME, vem por meio deste comunicado informara presença de manifestações patológicas identificadas nos consoles da estrutura de concreto pré-moldado, executada pela empresa CONESUL PRÉ FABRICADOS LTDA. Tendo em vista que a concretagem da capa de concreto da laje da cobertura está prevista para o dia 22 de abril de 2021 (quinta-feira), solicitamos um parecer técnico dos problemas apresentados e a liberação da concretagem. Sendo assim, segue o relatório fotográfico das manifestações patológicas identificadas.

Aguardamos o posicionamento da empresa CONESUL PRÉ FABRICADOS LTDA, sendo que a própria empresa que irá fornecer o concreto agendado. Que fique claro que o intuito do comunicado é de alertar sobre um fato/condição de provável risco, sendo que a responsabilidade por eventuais acidentes/anomalias estruturais na obra em questão é de inteira responsabilidade da fornecedora, ou
seja, da empresa CONESUL PRÉ FABRICADOS LTDA.
Cordialmente,
Eng.º Eduardo Damin
CREA-PR 126098/D
Eng.º Roque R. Rodrigues
CREA-PR 152698/D
CÖA Serviços de Engenharia LTDA
CREA-PR 71994

Para acessar o documento completo clique aqui.

Rádio Cultura Foz.

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS