Em nota ACISMI se declara contra novo lockdown em São Miguel do Iguaçu e no Paraná
26/02/2021 São Miguel do Iguaçu

A ACISMI (Associação Comercial e Empresarial de São Miguel do Iguaçu), entidade que representa inúmeras empresas sãomiguelenses responsáveis por expressiva geração de empregos formais na cidade, é contrária ao lockdown decretado nesta sexta (26) pelo Governo do Estado em todo o Paraná.

Os empresários não podem pagar pela irresponsabilidade de parte da população que insiste em ignorar as medidas de prevenção. O setor produtivo vem trabalhando com responsabilidade e segurança e não é foco de contaminação.

Certamente o lockdown determinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior agravará ainda mais a crise econômica enfrentada pelas empresas.

Um novo lockdown vai gerar desemprego e reduzir a renda das famílias. Muitos empreendimentos vão falir, pois já se encontram em situação de fragilidade devido à lenta recuperação em virtude dos fechamentos anteriores. Muitas famílias serão obrigadas a ficar em casa sem ter recursos para necessidades básicas.

A ACISMI entende que o poder público poderia trabalhar com medidas restritivas que impeçam aglomerações, como a lei seca e o toque de recolher, intensificando a fiscalização para punir os infratores.

O trabalhador e o empresário não devem pagar a conta das aglomerações clandestinas – que, em sua grande maioria, ocorrem em horários alternativos aos do setor produtivo. Se existem donos de estabelecimentos comerciais e entidades que promovem aglomerações e contribuem para espalhar o vírus, que sejam também punidos. Esse ônus não deve cair sobre quem luta para preservar a vida e trabalhar com segurança.

É preciso ampliar a fiscalização, aumentar a quantidade de leitos hospitalares, intensificar a realização de testes e ter a certeza de que as pessoas infectadas cumpram a quarentena com a disciplina necessária.

A ACISMI lamenta profundamente as mortes provocadas pela pandemia e ressalta que o lockdown não é a saída mais viável, pois abala a economia e contribui pouco para o combate ao vírus. Em muitos casos, prejudica mais do que ajuda.

Imunizar a população é uma medida emergencial e deve ser tratada como prioridade. Cabe ao governo federal atuar com mais eficiência e agilidade para que a vacinação chegue o mais rapidamente possível a todos. 

O setor produtivo precisa continuar em funcionamento, contribuindo para a nossa sociedade com a responsabilidade e seriedade de sempre. 

ACISMI (Associação Comercial e Empresarial de São Miguel do Iguaçu) 

FACIAP (Federação da Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná) 

AI: Ademir José Jung - DRT/PR 8481 Data: SMI - 26/02/2021

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS