Ratinho Junior promete multas e até prisão para quem promover aglomerações.
26/02/2021 Paraná
“Estamos acima da previsão pessimista e há poucos dias do limite”, diz diretor da Saúde do PR

Na coletiva concedida hoje(26) o Governador falou em punição, multas e até prisão para quem promover aglomerações, festas clandestinas e desrespeitar as medidas do novo decreto estadual, que visa evitar o colapso do sistema de saúde e combater o avanço do novo coronavírus, neste que é o momento mais crítico da pandemia no Paraná.

Esta foi a promessa feita pelo governador Ratinho Junior (PSD), que anunciou nesta sexta-feira (26), que além de adotar regras como o fechamento de atividades e serviços não essenciais também irá apertar a fiscalização nos 399 municípios paranaenses, com a apoio das Polícias Militar e Civil do estado.

“Vamos precisar mais uma vez da colaboração de toda a sociedade. Hoje (sexta-feira, 26) eu vou ter reunião com a Secretaria de Segurança, com comandante da Polícia Militar, com os responsáveis pela nossa Polícia Civil e nós não vamos admitir desrespeito com encontros clandestinos e com festas que possam estar acontecendo de forma deliberada, com volume de participantes”, alertou Ratinho Junior.

Ainda de acordo com o governador, punições severas serão aplicadas a quem desrespeitar as novas medidas. “Vamos impor multa para essas pessoas que fizerem festas clandestinas e prisão. Isso será organizado, nós seremos extremamente rígidos com aqueles que não cumprirem o decreto, em especial, se tratando de festa clandestina”, disse.

Ainda na mesma coletiva o diretor de Gestão em Saúde da Secretaria da Saúde do Estado, Vinícius Filipak, revelou que a situação atual está acima da previsão mais pessimista projetada da pandemia. “Estamos com um crescimento e em muitos poucos dias teremos uma ocupação de UTI que está chegando perto do limite máximo do sistema de saúde”, revelou.

Durante o pronunciamento, Filipak também alertou para uma futura falta de leitos de enfermaria para pacientes com coronavírus. “O leito clínico a situação é mais aguda inclusive que o próprio leito de UTI, chegando a 74% de ocupação. Não bastasse essa constatação, temos um número de pacientes extremamente elevado”.

Os casos internamento no Paraná, que há semanas vem batendo recordes na quantidade de pacientes, atingiram nesta quinta-feira (25) 94% de ocupação de leitos de UTI. “Essa é a maior ocupação de toda a história de epidemia do Estado do Paraná. Nunca tivemos tantos pacientes internados quanto tivemos hoje.

Nova variante aumentou mortalidade

A alta na ocupação de leitos, tanto UTI como enfermaria, foi decisiva para o governo do Estado decretar novas restrições. No entanto, o que também chamou a atenção do diretor da Saúde foi o agravamento da mortalidade em todo o Paraná, que chegou a 30% em pacientes internados.

Fonte e foto: Tribuna do Paraná

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS