Com 18 mil casos e 12 mortes, Oeste tem o pior cenário de dengue da história
01/04/2020 Região Oeste

Em tempos de coronavírus, onde todas as atenções se voltam quase que exclusivamente à doença, os cuidados com a dengue precisam ser aprimorados. Quem revela isso são os dados no novo boletim divulgado nesta terça-feira (31).

Os números apontam que a região oeste do Paraná vive o pior ciclo epidemiológico para a dengue, desde que os dados da série histórica começaram a ser divulgados pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), ou seja, há quase duas décadas.

O boletim da Sesa já revela a situação mais preocupante de toda a história no combate à dengue, tanto para o Paraná quanto para o Oeste. Em todo o estado já são 87.900 confirmações de dengue, com 69 mortes, esse também é o maior índice de letalidade por dengue da história.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, reforça que a dengue é uma doença séria, os números preocupam e deve haver a consciência de todas as pessoas para o combate ao mosquito. (Ouça o áudio abaixo)

Na região Oeste, a Regional de Toledo é a mais preocupante com 8.565 casos de dengue e quatro mortes, na Regional de Foz do Iguaçu já são 4.740 casos e 6 mortes, enquanto na Regional de Cascavel são 4.838 confirmações e duas mortes, a mais recente delas foi confirmada na semana passada na cidade de Cascavel.

Os dados revelam ainda, que os ciclos epidêmicos vêm se repetindo de 5 em 5 anos e sempre mais agressivos. Somada, a região tem nesse momento 18 mil casos de dengue, o equivalente a 20% de todos os casos no Paraná, e 12 mortes registradas pela ação do mosquito Aedes aegypti.

Outro número a se destacar é que todos os 52 municípios cobertos pelas 3 regionais do oeste, já tiveram confirmação de dengue no atual ciclo.

Na região de Toledo a condição mais crítica, considerando os números absolutos, é a de Guaíra que tem (1.925) casos de dengue confirmados, com uma morte registrada. Lembrando que a situação no município está controlada, após a realização de ações com os veículos fumacê e os arrastões realizados em todos os bairros.

O boletim da 20ª Regional de Toledo aponta ainda, Assis Chateaubriand com (1.219) casos de dengue, Marechal Cândido Rondon (1.340), com 3 mortes registradas, Toledo (1.549) Diamante do Oeste (20), Entre Rios do Oeste (02), Maripá (33), Mercedes (62), Nova Santa Rosa (58), Ouro Verde do Oeste (178), Palotina (548), Pato Bragado (171), Quatro Pontes (407), Santa Helena (581), São José das Palmeiras (12), São Pedro do Iguaçu (40), Terra Roxa (162) e Tupãssi (243) casos registrados.

Na 10ª Regional de Cascavel a maior concentração de casos está com Cascavel com (1.222) confirmações e uma morte na cidade. A outra morte está em Jesuítas.

Fonte: Costa Oeste News

Áudio - Secretário Estadual da Saúde, Beto Preto.
 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS