O que é o Coronavírus?
É uma família de vírus que possui diversas espécies, capazes de infectar animais e humanos. Seus sinais variam, podendo causar doença entérica ou respiratória, dependendo da e
Animais se infectam com Coronavírus?
Há diversas espécies de Coronavirus que infectam animais, como bovinos, cães e gatos, além de mamíferos silvestres. Porém, não é o Coronavirus Covid-19, que está circulando entre as pessoas.
O coronavirus, (Covid-19) é transmitido pelos animais?
A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que, até o momento, não há comprovação de que animais de estimação possam ficar doentes ou transmitir o novo coronavírus (Covid-19)
Medidas de prevenção x animais
Atualmente, não há indícios de transmissão do Covid-19 entre animais e humanos. Porém, os animais, como qualquer objeto, podem carrear patógenos. Portanto, medidas de prevenção devem ser adotadas:
• lavar bem as mãos após manusear animais, alimentos, resíduos;
• manter a higienização dos animais através de banhos;
•Manter limpo o ambiente onde os animais ficam;
Se alguém estiver com suspeita ou caso de confirmado de Covid-19, o ideal é manter-se isolado, inclusive de animais.
Existe vacina para Coronavírus em animais?
Para o coronavírus que infecta cães causando diarreia, há vacina comercial, sendo ela chamada de V8 ou V10, devendo ser aplicada em três ou quatro doses quando filhote e reforço anual.
Essa vacina não tem nenhuma relação com o Covid-19, pois são espécies totalmente diferentes, não havendo nenhum indício de proteção contra esse vírus.
Há diversas Fake news sobre a utilização de vacinas V8 e V10 para humanos na proteção contra o Covid-19. Essas notícias são falsas, não há nenhuma relação entre essas vacinas que são específicas para animais. Pelo contrário, o uso dessas vacinas em humanos pode causar reações adversas, não devendo em hipótese alguma serem utilizadas em humanos.
Não abandone os animais!
O abandono de animais é inaceitável e não há comprovação que os animais transmitam o Covid-19. Desta forma, reforça-se que as pessoas pratiquem a guarda responsável, cuidem da saúde de seus pets e mantenha as medidas de prevenção indicadas pelos órgãos de saúde.
Assessoria
Fonte: Correio do Lago