SAMU de São Miguel do Iguaçu comemora o Dia do Condutor Socorrista
10/10/2019 São Miguel do Iguaçu

Dia 10 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Condutor Socorrista, profissional responsável por conduzir ambulâncias e transportar pacientes em situações de urgência e emergência. Em São Miguel do Iguaçu, cinco motoristas ocupam esta função no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

“É uma profissão gratificante. Estar lutando a cada segundo por uma vida é muito importante”, afirma Anderson Santana, Condutor Socorrista que atua na base do SAMU em São Miguel do Iguaçu.

De acordo com o profissional, a conscientização da população é fundamental para a agilidade do atendimento. “O brasileiro ainda não tem a cultura de abrir passagem para uma ambulância. Ainda há motorista que não respeita, xinga e não abre preferencial”, comenta Santana.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras. Ao ser acionado o número 192 em São Miguel do Iguaçu, a triagem ocorre em Foz do Iguaçu, que repassa a autorização para a base do município.

Fonte: Guia SMI

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS