Futsal: arbitral define detalhes da Série Ouro 2018
18/02/2018 Cascavel
Reunião foi realizada no sábado, (17), em Pato Branco

Foi realizado na manhã deste sábado (17), em Pato Branco, o arbitral da Série Ouro de Futsal 2018, que tem início dia 17 de março. Na primeira parte ficaram decididos detalhes como padronização de ingressos, banners e também o televisionamento dos jogos. 

O presidente da Federação, Jesuel Laureano, apresentou as 13 equipes participantes: Pato Branco, Cascavel, Umuarama, Marechal Cândido Rondon, Campo Mourão, Paranavaí, Foz do Iguaçu, Guarapuava e Marreco. Para este ano as novidades são so times de Palmas, São José dos Pinhais e Matelândia. Já Caramuru, que representa a cidade de Castro, desistiu da participação. 

Ficou definido que além das emissoras oficiais autorizadas, entre elas a Catve e a e- Parana, os times também poderão transmitir as partidas através de suas páginas, ou Tvs dos clubes. 

Taxas de arbitragem, presença do representantes nos jogos também foram comentados, além de taxas e datas de registros de atletas.

Equipes como Matelândia e Cascavel falaram sobre os mandos de jogos que sairão de seus ginásios para locais próximos e até mesmo outras cidades. Umuarama, Paranavai e Marechal jogarão nas sextas-feiras.

Durante a reunião, os dirigentes votaram se o número de cartões amarelos permanecia 3 ou alterava para 5, sugerido pela diretoria do Cascavel. Foi decidido 3 cartões e limpa no fim das fases.

Um dos momentos mais esperados foi a decisão da fórmula de disputa. Com a participação de 13 times, sempre um time vai folgar em cada rodada. Eles vão jogar em turno e returno, com sistema de pontos corridos.

Oito passam para a próxima fase, e serão divididos em quatro grupos levando em conta a posição de cada um na fase anterior em sistema de cruzamento Olímpico (1x8, 2x7, 3x6, 4x5), em sistema de mata mata. 

Os quatro melhores participam da quarta fase, e depois semifinal e final. Não vale saldo de gols, e em caso de empates, a disputa será decidida na cobrança de cinco pênaltis. 

Serão 26 rodadas na primeira fase, mais duas datas em cada uma das outras três fases, totalizando 32 jogos.

PREMIAÇÃO 

Troféu e medalhas para campeão e vice;
Medalhas para o terceiro lugar;
Duas vagas para competições nacionais: Liga Sul, Copa do Brasil, Taça Brasil de Clubes;
Descenso: apenas uma equipe cai para a Série Prata.

A partir de setembro, com o fim da primeira fase da Série Ouro, poderá ser realizada uma competição com os eliminados da Ouro, Prata e Bronze.

Fonte: Catve

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS